Veja onde você anda em 2018

Posted by | Janeiro 11, 2018 | Devocionais | No Comments

A vida cristã não é uma corrida de velocidade. É uma jornada de dez milhões de passos.

Dia após dia e ano após ano, colocamos um pé na frente do outro enquanto fugimos dos destroços dos nossos pecados e seguimos Jesus no caminho da vida. Afastamo-nos da autoproteção para o amor, longe da escuridão para a luz, longe da loucura em direção à sabedoria. Passo após passo após passo – dez milhões de vezes.

Mas a não ser que paremos de vez em quando, e olhemos cuidadosamente para trás e para frente, nossos pés gradualmente se moverão dos caminhos de Deus e tropeçarão com outros caminhos. Como um andarilho que nunca verifica sua bússola, começaremos uma jornada na direção certa e acabaremos quilômetros fora da marca. Lentamente, sutilmente e talvez imperceptivelmente, sairemos do caminho estreito e difícil que leva à vida e nos encontraremos no amplo e fácil caminho para a destruição (Mateus 7:13-14).

O novo ano é um momento para a correção do curso – um momento para retirar o mapa, consultar a bússola e atender o comando de Paulo para “vermos prudentemente como andamos” (Efésios 5:15).

Em Efésios, Paulo ordena a seus leitores cinco vezes para “caminharem” – em boas obras, de maneira digna do seu chamado, em amor, em luz e em sabedoria. À medida que consideramos três dos comandos de “andar” de Paulo, dê uma olhada para trás e para frente: onde você saiu do caminho? Que medidas você pode tomar neste ano, com a ajuda de Deus, para seguir Jesus por essas estradas difíceis, mas felizes?

Andai em amor

E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.“ (Efésios 5:2)

Para Jesus, o amor significava pregos em suas mãos e pés e uma lança no seu lado. O amor significava estar pendurado numa cruz e se oferecer como um sacrifício. O amor significava inconveniência e tristeza e uma morte angustiante. Este é o amor que expiou a vida em nossos pulmões mortos (Efésios 2:4-5); o amor que é mais largo, mais longo, mais alto e mais profundo do que as galáxias (Efésios 3:18-19); o amor que está lavando cada mancha do pecado de nossas almas (Efésios 5:25-27); o amor que Deus nos ordena imitar – mesmo que nosso amor mais forte seja um sussurro em comparação com a sua sinfonia.

Portanto, ande em amor – diminua-se para fazer os outros grandiosos. Passe seu tempo com o solitário. Dobre seu corpo para suportar encargos. Esquadrinhe sua imaginação para atender às necessidades. Dê sua presença ao sofrido. Concentre sua atenção ao esquecido.

Esse amor nos custará, é claro; teremos que renunciar bastante tempo, conforto e conveniência. Mas, no final, Jesus sabe como pagar tudo o que você perde no caminho do amor: “Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.” (Efésios 6:8). Ande em amor, e o próprio Cristo vai te erguer. Ande em amor esse ano.

Caminhe na luz

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz “ (Efésios 5:8)

Quando a luz de Cristo invadiu sua vida e dispersou sua constante escuridão, ele brilhou em você para que Sua luz pudesse morar em você. O Deus da luz fez você um filho da luz – uma pequena vela acesa do sol de Cristo.

Portanto, ande na luz – retire as sombras da sua alma. Treine sua língua para curar os outros em vez de cortá-los. Aprecie o prazer mais profundo da pureza em vez de entregar-se à imoralidade sexual. Cresça em gratidão por tudo o que Deus deu em vez de lamentar tudo o que ele reteve. Anseie por “toda a bondade, e justiça e verdade” (Efésios 5:9).

Você pode caminhar nestes caminhos da luz este ano porque você já é luz no Senhor. A versão escura de você morreu com Jesus na cruz, foi posta com Jesus no túmulo – e nunca mais se levantará. Mesmo se você se sentir como uma mecha fumegante agora, se você estiver em Cristo, seu destino é “resplandecer como o sol, no reino de seu Pai.” (Mateus 13:43). E essa transformação acontecerá enquanto você continua saindo das sombras, arrependendo-se da escuridão específica que ainda segura você, confessando-a a Deus e aos outros, e brilhando a luz da palavra de Deus. Caminhe na luz este ano.

Caminhe na Sabedoria

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” (Efésios 5: 15-16)

Todo caminho neste mundo corta o quintal do nosso inimigo. Ainda não caminhamos na segurança dos novos céus e da nova terra; Nós andamos no “presente século mau” (Gálatas 1:4), uma época em que o diabo persegue a terra com uma carranca de flechas ardentes, com olhos sagazes por viajantes descuidados (Efésios 6:16). Se não aplicarmos a sabedoria de Deus sobre como andamos em todas as áreas da vida, o diabo ficará mais do que feliz em traçar o curso para nós.

Portanto, ande em sabedoria – confisque seus dias da mão do demônio. Agarre cada oportunidade na sua vida, e converta-a numa direção de Deus. Faça um plano para o seu casamento este ano. Vá trabalhar com seus pais. Avalie a saúde de suas amizades. Em cada uma dessas áreas da vida (e todas as outras), pergunte: nesta parte da minha vida, como posso viver mostrando que Cristo é precioso, o evangelho é poderoso, o Espírito está dentro de mim e a eternidade está chegando?

Deus já quebrou o feitiço do diabo em você. Ele já entregou um escudo para extinguir suas flechas e uma espada (Efésios 6:16-17). Estes dias podem ser maus, mas você não precisa ser – nenhuma parte de sua vida tem que ser. Com muita atenção e ajuda do Espírito Santo, você pode fazer o melhor uso desses dias maus. Caminhe na sabedoria este ano.

A Cidade da Alegria de Deus

Um dia em breve, você não precisará olhar atentamente para como você está caminhando. O amor perfeito irá atravessar as veias do seu corpo ressuscitado. A luz da justiça de Deus irradiará todos os seus pensamentos, palavras e ações. A sabedoria límpida descansará sobre seus ombros imortais.

Até aquele dia, 2018 é mais um ano para “ver prudentemente como andais” (Efésios 5:15). Ande em amor – diminua-se para fazer os outros grandiosos. Caminhe na luz – afaste as sombras da sua alma. E ande em sabedoria – confisque seus dias da mão de satanás. Estas são três estradas que nos levam à cidade de alegria de Deus, onde nossa jornada de dez milhões de passos finalmente terminará.

Este post é uma tradução de um artigo de Scott Hubbard, publicado originalmente no blog Desiring God, traduzido e publicado com permissão do autor. O artigo original pode ser encontrado no link: Watch Where You Walk in 2018
Scott Hubbard é um estudante de seminário no Bethlehem College & Seminary em Minneapolis e um estrategista de conteúdo para o desingGod.org.

 
 
 
 

By John Piper. ©2018 Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org
* Traduzido por Aline Brandão
* Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, link do blog INCONFORMADOS, tradutor, blog original, não altere o conteúdo e não utilize para fins comerciais.

* Créditos da imagem

Posts Relacionados

About Inconformados

Leave a Reply

Your email address will not be published.