Minha oração para o próximo ano

Posted by | Janeiro 02, 2018 | Devocionais | No Comments

Que sonhos você tem para o ano novo? O que você deseja que fosse diferente sobre você, seu casamento, sua família, seu trabalho ou seu ministério?

Alguns de nós talvez tenham pensado nisso desde o final de janeiro passado, quando nossas novas e brilhantes resoluções já haviam envelhecido e começaram a moldar. Por que as nossas boas resoluções parecem ir embora mais rápido do que um litro de leite e uma placa de ovos?

Muitas resoluções falham porque falhamos em orar. Nós começamos a jornada com coragem, ambição, e até mesmo alguma alegria. Podemos orar sobre a nossa resolução(s) nesse primeiro dia de janeiro, como orar na garagem antes de uma longa viagem de carro. Mas antes de chegarmos até a estrada de mais um ano, já deixamos a oração para trás, e com isso, o poder necessário para perseverar em qualquer novo hábito ou padrão.

Sem orar pela ajuda de Deus, nossas resoluções mais significativas desaparecerão ou falharão, ou pior, parecem ter sucesso, mas não conseguem dizer nada significativo sobre Deus. Antes de fazer novas resoluções, resolva orar. Se você não resolve fazer mais nada este ano, resolva buscar mudanças e crescimento através da oração, e não por sua própria determinação.

Com apenas algumas horas restantes em 2017, e um novo ano chegando rapidamente, estou pensando menos no que eu farei de maneira diferente, e mais sobre tudo o que Deus pode fazer em mim e através de mim. As mudanças que eu mais necessito na minha vida – minha vida devocional, meu casamento, minha alimentação, meu exercício, meu ministério – não podem começar ou acabar comigo, então devo orar.

Minha nova oração, sobre todas as outras orações para o próximo ano, é a seguinte:

Senhor, me ensine mais sobre você do que já sei, humilhe-me novamente com tudo o que não sei, e faça o que eu sei mais vivo e real em meu coração e vida.

Senhor, ajude-me a ver mais de você do que nunca.

Cada novo dia e cada novo ano começa com a mesma oração: “Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.” (Salmo 119:18). Com o Espírito em nós e as infinitas maravilhas das próprias palavras do próprio Deus diante de nós, nunca temos motivo para nos contentar com o que já conhecemos. Sem dúvida, devemos esperar ver e entender coisas sobre Deus este ano que nunca antes vimos.

Nós nunca deixamos de orar para que Deus possa “nos dar [o Espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dele, tendo os olhos de nossos corações iluminados” para que possamos saber mais sobre ele – a sua esperança, a sua riqueza, seu poder (Efésios 1: 17-18).

Satanás gasta cada segundo de todos os dias mentindo para nós sobre Deus (Apocalipse 12:9). Nós o expomos e vencemos com “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo o tempo no Espírito” (Efésios 6: 17-18). Peça a Deus para mostrar-lhe mais de si mesmo em sua palavra este ano do que você já viu antes.

Senhor, revele quão pouco eu conheço de você.

Satanás é tão tortuoso que ele torna o nosso conhecimento de Deus em uma tentação de pecar. A ignorância de Deus sempre conduzirá ao mal, mas mesmo o conhecimento de Deus pode tornar-se ímpio. Podemos saber o suficiente sobre Deus para ser salvo, mas a maioria de nós também conhece muito para se orgulhar.

Como o apóstolo Paulo adverte: “A ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.” (1 Coríntios 8:1-3). É trágico quando a teologia que deve nos humilhar completamente de forma estranha nos faz pensar mais do que devemos pensar (Romanos 12:3).

A verdadeira teologia – por mais refinada, por mais desenvolvida que seja, embora articulada – soa como adoração: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?” (Salmo 8:3-4). Enquanto Deus mostra mais de si mesmo, peça-lhe para ajudá-lo a ver o quão pouco você sabe, e o pouco que você merece saber o que sabe. Peça-lhe que o faça humilde.

Senhor, faça o que eu sei de você mais real no meu coração.

Desde cedo, o mundo nos ensinou a medir o progresso de todas as maneiras erradas. Passamos vinte ou mais anos aprendendo um pouco mais de matemática, ou um pouco mais de história, ou um pouco mais de ciência, e nos medimos a nós mesmos ano após ano por pontuação de teste e notas finais. Mas a vida cristã não é simplesmente um curso de teologia sistemática. A maturidade é medida por um monitor cardíaco espiritual, e não por um Scantron teológico, sem conhecimento de cabeça.

Como transformamos o que conhecemos em verdadeiro crescimento cristão? Através da oração. A oração é a partida que acende a iluminação do conhecimento que reunimos ao longo do tempo. Tim Keller escreve:

A oração transforma a teologia em experiência. Através dele percebemos a presença dele e recebemos a alegria, o amor, a paz e a confiança, e, assim, mudamos de atitude, comportamento e caráter… A oração é a forma que todas as coisas em que acreditamos e que Cristo ganhou para nós realmente se tornam nossa força. A oração é o modo como a verdade é trabalhada em seu coração para criar novos instintos, reflexos e disposições. (Oração, 80, 132).

Muitas vezes amamos o que aprendemos sobre Deus mais do que o próprio Deus, e quando o fazemos, nossas vidas permanecem essencialmente iguais. Aprendemos cada vez mais, mas nunca mudamos. Mas se nunca mudamos realmente, nós realmente conhecemos Deus? Keller continua, baseado em Calvino: “Vocês podem conhecer muito sobre Deus, mas você realmente não conhece Deus até que o conhecimento do que ele fez por você em Jesus Cristo mude a estrutura fundamental do seu coração” (78). .

Mais de Deus, menos de orgulho e mais parecidos com Cristo. À medida que o sol se põe em mais um ano, o Filho pode surgir como nunca antes no horizonte de nossos corações.

Este post é uma tradução de um artigo de Marshall Segal, publicado originalmente no blog Desiring God, traduzido e publicado com permissão do autor. O artigo original pode ser encontrado no link: My Prayer for Next Year
Marshall Segal é assistente executivo de John Piper e editor associado do desiringGod.org. Ele se formou na Bethlehem College & Seminary e é editor do Killjoys: The Seven Deadly Sins. Ele e sua esposa Faye vivem em Minneapolis.

 

 

By John Piper. ©2018 Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org
* Traduzido por Aline Brandão
* Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, link do blog INCONFORMADOS, tradutor, blog original, não altere o conteúdo e não utilize para fins comerciais.

* Créditos da imagem

Posts Relacionados

About Inconformados

Leave a Reply

Your email address will not be published.